Página Inicial / Notícias

Terça-Feira, 04 de Fevereiro de 2014

Convidado, Brasil recebe 'presente' da Fiba em sorteio: grupo da morte

Depois de vexatória campanha na Copa América Masculina de Basquete, a seleção brasileira se encaixou entre os classificados ao Mundial por meio de um convite da Fiba. A confirmação da vaga no último sábado originou um grande 'azar' brasileiro no sorteio das chaves, realizado nesta segunda-feira, em Barcelona. O time de Ruben Magnano terá pela frente: o atual medalhista de prata olímpico, o campeão europeu, uma escola reconhecidamente forte, o melhor time asiático e o segundo melhor da África.
O Brasil, bicampeão mundial em 1959 e 1963, terá pela frente na etapa de grupos nada mais nada menos do que três gigantes do basquete europeu: Espanha, Sérvia e o atual campeão do continente, a França. Egito, vice-campeão africano, e Irã, dono do título asiático, completam o Grupo A, que terá como sede a cidade de Granada.

Além da chave complicada, o Brasil encontrará um cruzamento tão ou mais difícil na etapa de mata-mata. No Grupo B, com sede em Sevilha, está a Argentina, maior algoz brasileiro nos últimos anos e grande rival; Grécia e Croácia, duas forças europeias; e Porto Rico, outro adversário duro para a seleção de Rubén Magnano - Senegal e Filipinas completam a chave.

Atual campeão mundial e grande favorito ao título (desde que atue com as estrelas da NBA), os Estados Unidos reeditarão a final do Mundial de 2010 logo na primeira fase: encaram a Turquia. República Domincana, Nova Zelândia, Ucrânia e Finlândia - equipe famosa por 'recorrer' ao Angry Birds para ir ao torneio na Espanha - fecham o Grupo C, com sede em Bilbao.

O Grupo D, chave na qual os jogos serão disputados na Gran-Canaria, contará com Eslovênia, do armador Goran Dragic, do Phoenix Suns; a tradicional Lituânia; a atual campeã africana, Angola; e o campeão das Américas, México; Coreia do Sul e Austrália finalizam esta chave.

Quatro equipes de cada Grupo avançam às oitavas de final - Grupo A cruza com o Grupo B, enquanto o Grupo C com o Grupo D. Desta forma, o Brasil, por exemplo, somente encarará a nova versão do 'Dream Team' americano em uma possível final; ou disputa de terceiro lugar.

A partir da fase de mata-mata, os 16 melhores times se prepararão para atuar apenas em Madri e Barcelona - o Brasil tem o caminho traçado para jogar somente na capital espanhola. Os Estados Unidos, relembrando a origem do 'Dream Team' na Olimpíada de 1992, disputariam oitavas e quartas em Barcelona.

Veja a relação completa:

Grupo A (Granada): Espanha, Sérvia, França, Brasil, Egito e Irã
Grupo B (Sevilha): Filipinas, Senegal, Porto Rico, Argentina, Grécia e Croácia
Grupo C (Bilbao): República Domincana, Turquia, Estados Unidos, Finlândia, Nova Zelândia e Ucrânia
Grupo D (Gran-Canaria): Eslovênia, Lituânia, Angola, Coreia do Sul, México e Austrália

Fonte: espn.com.br

Últimas Notícias
  • Vídeos
  • Itaocara Casa de Carnes Ribeiro