Página Inicial / Notícias

Sexta-Feira, 02 de Maio de 2014

Atletas no Draft da NBA, jogadores na Seleção Brasileira e muitos atuando no NBB; em três anos, LDB já trouxe muitos ganhos ao basquete brasileiro

Criada em 2011, a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) já tem participação ativa e efetiva na formação de jogadores dentro do basquete brasileiro. Depois de três edições disputadas, a competição Sub-22 revelou e colocou em evidência alguns nomes que fazem parte da nova geração da modalidade no país.

Nesta quarta-feira, duas das principais revelações oriundas do maior campeonato de base do basquete brasileiro, tiveram seus nomes inscritos no Draft 2014 da NBA. Lucas Mariano, do Vivo/Franca, e Bruno Caboclo, do Pinheiros/SKY, estão na lista e podem ser os próximos atletas do país a disputarem a liga norte-americana.

“Em nome da presidenta Dilma e do ministro Aldo Rebelo, desejo boa sorte ao Lucas Mariano e ao Bruno Caboclo no draft da NBA. A notícia mostra a importância do trabalho de base, que tão cedo está dando chance a candidatos brasileiros de jogar na liga profissional de basquete dos Estados Unidos”, declarou Ricardo Leyser, secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte e um dos grandes apoiadores do projeto LDB.
Os benefícios da LDB não param por aí. Grande celeiro dos jovens jogadores do esporte da bola laranja no Brasil nos últimos três anos, a competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte foi responsável por lançar garotos que hoje brilham na modalidade.

Campeão da primeira e terceira edições do campeonato Sub-22 com a camisa do Flamengo, o armador Gegê é atualmente uma importante peça do elenco rubro-negro na disputa do NBB, e inclusive já recebeu chamados para o selecionado nacional. Também no clube da Gávea, outro nome importante que fez parte da campanha vitoriosa na LDB 2013 é o pivô Cristiano Felício, uma das principais joias da nova sofra e que fez parte do time da Seleção Brasileira na disputa da Copa América 2013.

No Estado de São Paulo, mais precisamente na cidade de Bauru, a LDB também teve alta parcela de contribuição na carreira de dois atletas. Destaques do título da equipe na segunda edição da competição Sub-22, Ricardo Fischer e Gui Deodato atualmente fazem parte do quinteto titular do técnico Guerrinha no NBB e tem alto protagonismo no elenco bauruense principal.

Tal destaque também rendeu aos atletas chamados para a Seleção Brasileira. Fischer esteve com o time verde-amarelo durante os treinos para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, enquanto que Gui representou o País nos Jogos Sul-Americanos de 2012, na Argentina, e na Universíade de Kazan (RUS), no último ano.

“Com incentivo e recursos à Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), o Ministério do Esporte e a LNB retomam o caminho da formação de atletas. Ficamos na torcida pelos dois brasileiros, para que tenham sucesso no Draft, e para que todos esses frutos da LDB consigam uma carreira brilhante que os leve a representar o basquete do Brasil em muitos momentos importantes”, afirmou Leyser.

Rival do Bauru dentro de quadra, Franca não deixou por menos e também colheu seus frutos na LDB. Junto de Lucas, que além da inscrição para o Draft da NBA acumula chamados para a Seleção Brasileira, a equipe possui outro talentoso garoto que viu sua carreira mudar depois da criação da competição de base.
Depois de se destacar pela equipe do interior paulista nas duas primeiras edições da LDB (2011 e 2012), o ala Léo Meindl foi promovido ao elenco francano principal, hoje é o terceiro maior pontuador da equipe no NBB, com média de 11, 9 pontos por jogo e é outro a acumular recentes convocações para a Seleção Brasileira.

Além do trio, a LDB também já contou com alguns nomes que estiveram próximos de chegar à NBA. O ala Alexandre Paranhos, que vestiu as camisas de Flamengo e SKY/Basquete Cearense no campeonato, disputou a Liga de Verão da competição norte-americana em 2013, enquanto que o armador Jefferson Campos, que disputou duas edições da LDB (2011 e 2012), teve seu nome especulado na “Terra do Tio Sam” no último ano.

Ao todo, mais de 60 jogadores lançados na competição de base, como Matheus Dalla (Winner/Kabum/Limeira), Davi Rossetto (SKY/Basquete Cearense), Bruno Irigoyen (Minas Tênis Clube) e Ronald (UniCEUB/BRB/Brasília) todos estes com convocações para a Seleção Brasileira Adulta nos últimos anos, atuam por equipes que disputam o maior campeonato de basquete do país.

Em sua última edição – a mais extensa da história -, a LDB teve duração de sete meses (junho a dezembro) e contou com a realização de 300 partidas. A final disputada entre Flamengo e Minas Tênis Clube, vencida pelos cariocas, assim como a disputa de terceiro lugar entre Pinheiros/SKY e UniCEUB/BRB/Brasília, em que os paulistas levaram a melhor, tiveram transmissões ao vivo do canal SporTV.

por Liga Nacional de Basquete

Últimas Notícias
  • Vídeos
  • Casa de Carnes Ribeiro Itaocara