Página Inicial / Notícias

Quarta-Feira, 03 de Fevereiro de 2016

Bruno “Coach” Caboclo

Jovem talento do Toronto Raptors, Bruno Caboclo será técnico do Basquete Sem Fronteiras ao lado de Yao Ming e outras lendas da NBA no All-Star Weekend

Na última sexta-feira, a NBA e a FIBA anunciaram que 53 jovens atletas de 27 países viajarão para Toronto para a segunda edição anual do evento global ‘Basquete Sem Fronteiras’. E um dos técnicos que comandará esta garotada será um jogador que já esteve na mesma situação que eles, mas agora está na NBA: Bruno Caboclo, ex-Pinheiros.

O treinamento será realizado entre os dias 12 e 14 de fevereiro, no Mattamy Athletic Centre como parte da programação oficial do All-Star Weekend 2016, que pela primeira vez acontece em Toronto, fora dos Estados Unidos, e, como faz parte do elenco canadense, Caboclo terá a chance de ajudar estes jovens atletas neste evento.
Os adolescentes participantes, que virão de todos os continentes terão a oportunidade de aprender com jogadores e técnicos da NBA e da FIBA. Além do ala Caboclo, o chinês Yao Ming, lendário jogador da NBA, atuará neste evento. O italiano Danilo Gallinari, ala do Denver Nuggets, que atuou pelo Basket Without Borders europeu em 2003, e o venezuelano Greivis Vasquez, armador do Milwaukee Bucks, que também atuou pelo Basquete Sem Fronteiras das Américas em 2004, serão os outros técnicos que comandarão a próxima geração do basquete mundial neste evento.

Yao, Caboclo, Gallinari e Vasquez estarão ao lado do pivô congolês Bismack Biyombo, que atua pelo Toronto Raptors, Jeremy Lamb, do Charlotte Hornets, e Natalie Achonwa, canadense que joga pelo Indiana Fever, da WNBA, além dos ex-jogadores da NBA Zarko Cabarkapa e Vladimir Radmanovic, da Sérvia, Pat Garrity, Randy Livingston, e Jerry Stackhouse, junto com outros jogadores convocados para o BBVA Compass Rising Stars Challenge (partida que reúne calouros e ‘segundo-anistas’ da temporada da NBA).

“O Basquete Sem Fronteiras global é uma grande oportunidade para esses meninos e meninas de aprender direto com jogadores e técnicos, sendo que muitos deles estiveram envolvidos com o programa por muitos anos” disse Brooks Meek, vice-presidente de Operações Internacionais de Basquete da NBA, “O treinamento continue ensinando valores como liderança, trabalho em equipe e respeito, e como isso se aplica dentro e fora de quadra”.

Além dos atletas e ex-atletas da NBA, alguns assistentes técnicos farão parte do evento para ajudar os jovens atletas. Chris Finch, do Houston Rockets, Bryan Gates, do Minnesota Timberwolves, Jama Mahlalela e Nick Nurse, do Toronto Raptors, serão os comandantes do evento. Alguns Generals Managers dos times que compõe a liga norte-americana também farão parte de todo o corpo de direção do acampamento. Dentre eles estão Gersson Rosas, do Houston Rockets, Marin Sedlacek, do Philadelphia 76ers, Masai Ujiri, do Toronto Raptors e Patrick Hunt serão os diretores do acampamento. Outra presença ilustre é a do brasileiro Alessandro Oliveira, fisioterapeuta do Brooklyn Nets.
Ainda como atleta do Pinheiros, Caboclo participou do Basketball Without Borders Américas no ano de 2013 e foi eleito MVP daquela edição. Pela equipe paulista, o ala, que hoje joga no Toronto Raptors, foi campeão da Liga das Américas em 2013, chegou à final do Paulista do mesmo ano. Bruno também participou da LDB em 2013 e anotou 14,5 pontos de média nos 31 jogos que participou.
Bruno (ao centro) recebeu o troféu de MVP das mãos de Delfino, Anderson, Coopeland e Prigioni (Ligateunafoto.com)
Seguindo os passo de Bruno Caboclo, um dos convidados para este evento é o jovem jogador do Bauru, Gabriel Jaú. O ala atuou pela Seleção Sub-17 na Liga de Desenvolvimento de 2015, anotou 8,8 pontos por jogo e acumulou 101 rebotes na competição (6,7 por partida no campeonato). Além disso, Gabriel roubou 27 bolas nos 15 duelos que participou, resultando em uma média de 1,8 bolas recuperadas, e foi um dos três jogadores que jogaram por 15 ou mais jogos, neste campeonato, vestindo a camisa canarinha.
Outro brasileiro neste campo de treinamento é Felipe dos Anjos, atleta da base do Real Madrid (ESP). O pivô de incríveis 2,18 m de altura atuou também pelo EC Pinheiros mas saiu da equipe em 2012 em direção a capital espanhola, onde foi contratado pelos madrilenhos e já vem fazendo história pela equipe. Em janeiro foi eleito MVP do torneio de L’Hospitalet, em Barcelona.
Jogadores e técnicos vão comandar os campistas em uma série de atividades dentro e fora de quadra, incluindo exercícios para melhora de movimentos, desenvolvimento de qualidades, arremessos e desafios de habilidades, jogos de 5 contra 5, e seminários diários sobre temas como saúde, trabalho em equipe, liderança e comunicação. Um garoto e uma menina serão eleitos ‘Melhores Jogadores’ no fim do treinamento, após os trabalhos no fim de semana.

por Liga Nacional de Basquete

Últimas Notícias
  • Vídeos
  • Casa de Carnes Ribeiro Itaocara