Página Inicial / Notícias

Quinta-Feira, 01 de Fevereiro de 2018

Na virada do mês, um olhar nas estatísticas da LBF CAIXA em janeiro

Vera Cruz Campinas liderou ataque e defesa em janeiro (Paulo de Tarso Jr/Sampaio Basquete)

A LBF CAIXA entra em um novo mês após quatorze jogos disputados. Com quase 20% da fase regular concluída, analisamos quem liderou as estatísticas de janeiro.

Apenas duas equipes seguem 100% na competição. O Vera Cruz Campinas, líder isolado com quatro vitórias, e o Blumenau, que estreou no último domingo derrotando Presidente Venceslau. A equipe campineira, com o último triunfo por 98 a 71 em cima do Santo André, ultrapassou a equipe do ABC na média de pontos por jogo: tem agora 72,7, contra 71,5 das andreenses. Com 54 pontos sofridos por jogo, a equipe de Antonio Carlos Vendramini também possui a melhor defesa da LBF CAIXA.

Nos destaques individuais, Thayná, do São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip, figura em diversos quesitos. Foi dela a única atuação na casa dos 30 pontos nessa temporada, na vitória por 77 a 69 sobre o Poty/BAX/Catanduva. Com 19,3 pontos por jogo, a ala/pivô tem a maior média de pontos da LBF CAIXA entre jogadoras com múltiplas partidas, ao lado de Casanova, da Uninassau (Cacá, do Blumenau, fez 22 pontos em apenas uma partida). Thayná também lidera a LBF CAIXA em arremessos de dois pontos convertidos (7 por jogo), lances livres convertidos (5,33 por jogo), eficiência (23,33) e roubos de bola entre jogadoras com mais de um jogo (2,7), além de ser a segunda em rebotes (9,3 por jogo).


Thayná figura na liderança em várias estatísticas (Omar Matsumoto/São Bernardo-Brazolin-Unip)

O último quesito, aliás, é dominado por uma venceslauense. A pivô Barbara tem 12,7 rebotes de média, incluindo os impressionantes 17 que apanhou logo na estreia – vitória em Catanduva. Entre as equipes, porém, é o Vera Cruz quem encabeça a LBF CAIXA, com 50,2 rebotes por jogo. Monica Nascimento, pivô campineira, é a rainha dos rebotes ofensivos – 4 por jogo. Com 5 tocos, Fabi, também do Vera Cruz, e Dominick, do Santo André, foram as que mais disseram ‘aqui não!’ no garrafão.


As irmãs Karen e Silvinha comandam a LBF CAIXA nas bolas de três, ao lado de Jaqueline, do Santo André/APABA (Jorge Bevilacqua/Santo André/APABA)

Juventude e experiência dividiram o domínio nas assistências em janeiro. Lays, do São Bernardo/Brazolin/Unip, e Natalia, do Poty/BAX/Catanduva, tiveram 5,7 passes de média. A equipe catanduvense, apesar de fechar o mês ainda sem vitória, lidera a estatística entre as equipes com múltiplas partidas – média de 15,7.

Tudo em família nas bolas de três pontos. As irmãs Karen (Presidente Venceslau) e Silvinha (Santo André/APABA) lideram a liga, com 9 bolas convertidas e média de 2,25 por partida – mas ambas têm a companhia de Jaqueline, ala andreense que também é líder geral em pontos (68) da LBF CAIXA.

Barbara e Thayná aparecem novamente na liderança dos duplos-duplos (registro de dois dígitos em dois fundamentos), ao lado de Kelly, pivô do Funvic/Ituano – cada uma tem 2 partidas. As duas últimas, inclusive, medem forças nesta sexta-feira, quando a LBF CAIXA retoma com dois confrontos no interior paulista: Funvic/Ituano x São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip (19h) e Poty/BAX/Catanduva x Vera Cruz Campinas, líderes em pontos e assistências que duelam às 21 horas.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

por Liga de Basquete Feminino

Últimas Notícias
  • Vídeos
  • Casa de Carnes Ribeiro Itaocara