Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2013
Brasil ganha da Argentina e conquista 24º título do Sul-Americano
Na noite deste domingo, a seleção brasileira feminina de basquete conquistou o título do Sul-Americano, torneio disputado em Mendoza (ARG), ao superar a Argentina, equipe anfitriã, pelo placar de 67 a 58.
Com o resultado, o Brasil conquista o 24º título da competição, sendo o 14º caneco sul-americano consecutivo invicto. A seleção não deixa escapar o título do torneio continental desde 1986.
O Brasil foi para os vestiários perdendo por um ponto de diferença (36 a 35), mas uma grande reação das comandadas do técnico Luiz Augusto Zanon no terceiro quarto, vencido pela parcial de 22 a 10, abriu o caminho para a vitória.
No último quarto, mesmo com uma derrota parcial por 12 a 10, a seleção brasileira confirmou o triunfo e o título. O único ponto negativo do duelo ocorreu com a ala Jaqueline Silvestre, que acabou se lesionado e teve que sair carregada de quadra.
A cestinha da partida foi a armadora Tainá da Paixão, que saiu de quadra com 19 pontos, além de cinco rebotes e duas assistências. A pivô Damiris do Amaral também teve papel de destaque e fechou com double-double de 18 pontos e 11 rebotes, tendo ganhado o título de melhor jogadora (MVP) do Campeonato Sul-Americano.
Do lado da seleção argentina, a atleta que mais brilhou no duelo foi Gisela Vega, que fechou o embate com duplo-duplo de 18 pontos e dez rebotes.
Chile vence e fica com o bronze
Também neste domingo, o Chile derrotou a Venezuela pelo placar de 74 a 56 e ficou na terceira colocação do torneio. Já o Paraguai superou a Colômbia por 75 a 67 e fechou o Sul-americano na quinta colocação.
Com os resultados do Sul-americano, Brasil, Argentina, Chile e Venezuela estão classificados para a Copa América do México, que será realizada entre os dias 23 e 28 de setembro e dá vaga aos três melhores países para o Campeonato Mundial da Turquia, que será em 2014.