Quinta-Feira, 19 de Junho de 2014
Magnano aponta campeão Splitter como exemplo para jovens
O pivô Tiago Splitter se tornou o primeiro brasileiro campeão da NBA, com a vitória do San Antonio Spurs sobre o Miami Heat nas finais do principal campeonato de basquete do mundo, nesta semana. Para o técnico da Seleção Brasileira, Rubén Magnano, o jogador é um exemplo para os jovens atletas nacionais.
Splitter é um dos jogadores preferidos de Rubén Magnano na Seleção por seu trabalho dentro de quadra e também pelo comprometimento com o time nacional. Os dois tiveram um pequeno atrito em 2013, quando o pivô recusou a convocação para a Copa América, mas se entenderam em recente viagem do treinador aos Estados Unidos.
Magnano foi à América do Norte para conversar com todos os atletas brasileiros que atuam na NBA para explicar seus planos com a Seleção Brasileira e verificar se estavam dispostos a jogar o Mundial da Espanha. Como resultado da viagem, o argentino convocou Splitter, Leandrinho, Anderson Varejão e Nenê Hilário para o torneio.
"O basquete do Brasil tem que ficar orgulhoso de ter um atleta como Tiago. É um jogador que serve de exemplo para todos por seu trabalho, sua dedicação. Há muitas coisas que os jovens jogadores podem observar para ver como se consegue, não somente um título da NBA, mas ser um atleta de alto nível", disse Magnano.
Agora campeão da NBA, Tiago Splitter será uma das estrelas da Seleção Brasileira na disputa do Campeonato Mundial masculino de basquete, torneio em que entrou com um convite da organização, já que não conseguiu a vaga pela Copa América - torneio em que o pivô dos Spurs e outras estrelas declinaram da convocação.
O atleta, no entanto, chegará com pouco tempo de descanso, já que atuou pela última vez no domingo, dia do quinto jogo da final da NBA, e deve se apresentar à comissão técnica da Seleção em 20 de julho. Pior do que ele, apenas o armador Marcelinho Huertas, que inicia nesta quinta-feira a final da Liga Espanhola defendendo o Barcelona contra o Real Madrid.
"Estes são dois jogadores que na maioria das temporadas vivem essa situação. Sabem como reagir nessas circunstâncias depois de chegar a uma final, sobretudo o Huertas. Agora vai depender de nosso trabalho, de nossa intensidade, de sabermos poupar", avaliou Magnano.